Batalha de Egos
Em 2009, Zlatan Ibrahimović abandonou o Inter de Milão, dirigindo acessas palavras ao plantel do Inter de Milão. O técnico português optou por responder em campo.
Corria a pré-temporada 2009/2010, quando Zlatan Ibrahimović decidiu mudar-se de malas e bagagens para a Catalunha, a fim de ingressar, no poderoso Barcelona de Pep Guardiola. A conversa que Ibrahimović e Mourinho tiveram antes da despedida, embalaria o conjunto italiano, a uma das mais belas épocas da sua história. Marco Materazzi revelou, ao jornal “La Republica”, a conversa que o sueco e o treinador português tiveram antes da despedida: "O Ibra deixou-nos durante o estágio de pré-época em Los Angeles para se juntar ao Barcelona e foi dizer ao Cristian Chivu: “Nem o scudetto (liga italiana) vocês conseguirão ganhar sem mim”. Mas o Mourinho confrontou-o e disse-lhe: “Quero que saibas que vamos ganhar tudo sem ti'", revelou Materazzi.
Resultado? O Inter ganhou a Serie A, a Taça de Itália e a Liga dos Campeões, com José Mourinho a tornar-se um dos poucos treinadores na história do futebol mundial, a conseguir o desejado “triplete”. Diego Milito foi o escolhido pelo técnico português para substituir Ibra, acabando por ser o melhor marcador da equipa. Desde a triunfante época, figura como um dos heróis da final da prova milionária, jogada no Santiago Bernabéu diante o Bayern de Munique. Por sua vez, Ibrahimović conquistou a La Liga, a Supertaça de Espanha e a Supertaça Europeia diante o Shakhtar Donetsk. Até aos dias de hoje, continua a faltar um titulo ao sueco… a Liga dos Campeões.
Como diria Albert Einstein: “Quanto maior o conhecimento, menor o ego; quanto maior o ego, menor o conhecimento”. Imagine-se então, como dois egos tão fortes quanto os de Ibra e Mourinho, poderiam coincidir no mesmo balneário? Com Guardiola, o sueco foi perdendo espaço e mencionou: “Quem compra-me, compra um Ferrari. E quem tem um Ferrari abastece com combustível premium, vai para a estrada na velocidade máxima”. A alta ou baixa velocidade, ambos seguiram o seu rumo, Ibrahimović pouco tempo durou na Catalunha e voltou para Milão para atuar pelo AC Milan, acabando por garantir anos mais tarde: “Não interessa o quão feliz me sentia por ir para o Barça, estava triste por deixar Mourinho. Este tipo é especial”. Já o treinador português despediu-se do Inter em lágrimas, ficando viral um vídeo onde ao ver Materazzi desolado encostado a uma parede, desceu do veículo para despedir-se com um abraço emocionado.
Quem pensar que o futebol não é um jogo de relações, está tremendamente enganado.